O Fundador
Por Sensei Gilberto MarecosMorihei Ueshiba, o fundador do Aikido, nasceu no dia 14 de dezembro de 1883 em Tanabe, província de Wakayama, Japão. Filho de Yoroku Ueshiba e Yuki Itokawa, que possuíam certa posição social no vilarejo em que viviam. Ainda menino, Ueshiba teve oportunidade de estudar e começou a trabalhar muito cedo em um departamento de impostos da cidade em que vivia. Além dos ensinamentos que recebia, foi incentivado pelo seu pai a frequentar um templo budista, além de iniciar a prática de atividades físicas, aprendendo a natação e o Sumo.
Foi o início de uma vida repleta de mudanças, oportunidades e decisões inesperadas de um jovem que, dotado de uma inesgotável força interior, nunca temeu o desconhecido, tendo sempre dedicação à prática das artes marciais ao seu lado, acompanhando seus caminhos.
Diante de grandes desafios impostos pela vida, o jovem Ueshiba nunca se deixou abater e, mesmo quando os negócios não caminhavam bem, encontrava força suficiente e uma coragem incomum para recomeçar em um novo empreendimento.
Durante toda a sua vida, Morihei Ueshiba nunca deixou de praticar arte marcial. Da mesma forma como conduzia sua vida profissional e pessoal, ele também conduzia nas artes marciais, sempre com coragem, dedicação e superação, pois era de compleição física pequena – tinha 1,53 metros e pesava 60 quilos.
Em todos os lugares por que passou se entregava de corpo e alma nos treinamentos e não deixava seu mestre até que o tivesse superado. Foi com esse espírito guerreiro que conheceu o Mestre Sokaku Takeda, para muitos o último samurai do Japão, com quem aprendeu o Daito Ryu Aikijujutsum, que seria a arte responsável pela composição e formação das técnicas do Aikido.
Entretanto, o lado espiritual sempre esteve presente na vida de Ueshiba e, percebendo a falta de religiosidade no mundo naquela época em que o exército nazista começava a expandir o terror em todo o mundo, principalmente no continente europeu, O Sensei foi buscar a paz e a compreensão, encontrando aquele que seria o seu mentor espiritual, Onisaburo Degushi, que, na ocasião começava a formação de uma nova seita religiosa, a Omoto-Kyo, que serviu como base para religiões como a Seisho No Iê e a Igreja Messiânica.
No início da década de 1940, no auge da Segunda Guerra Mundial, o Aikido foi concebido pelo seu fundador nos moldes em que praticamos hoje.
Calcado em fortes bases filosóficas herdadas da extinta religião Omoto-Kyo e da cultura oriental, combinado com as eficientes e agressivas técnicas de combate da arte marcial Daito Ryu Aikijujutsu, o Aikido teve em sua formação a combinação perfeita entre a força, a técnica, a moral e o amor ao próximo, criando uma arte marcial como nenhuma outra, tendo como linha mestra os princípios do Bushido – Código de Honra dos Samurais, código que não é escrito, porém deve ser fielmente seguido e obedecido pelos praticantes da modalidade.