Tire suas dúvidas!
10 perguntas mais frequentes feitas pelos interessados em praticar Aikido:
1. Quando devo começar a praticar o Aikido?
As pessoas interessadas devem buscar pelo Aikido a qualquer momento da sua vida. Entretanto, cada um tem o seu próprio tempo para poder assimilar e incorporar os ensinamentos da arte. O praticante deve interpretar o seu início como quem coloca um barquinho de papel em um rio com outros barquinhos. Não tem como esperar o fluxo da água parar, mas, sim, colocá-lo na água junto aos demais que lá estão e deixar seguir naturalmente o curso.
2. Em que idade podemos iniciar?
Como professor de Educação Física, entendo que qualquer atividade física pode ser iniciada a partir do nascimento. Porém, é importante saber direcionar os conteúdos a serem transmitidos. No caso das crianças, devemos levar em consideração a atual fase de desenvolvimento dos ossos, dos músculos e, principalmente, das suas estruturas cognitivas. É importante que se respeite a maturação dos órgãos e tecidos, saber interpretar as mudanças e as reações fisiológicas, bem como as alterações emocionais e físicas de adolescentes, as limitações físicas, principalmente, osteomusculares de pessoas idosas, reconhecer e respeitar condições femininas como gravidez, TPM, responsabilidades familiares e outras características específicas de cada público.
Saliento que todas essas condições são rigorosamente levadas em consideração durante os treinos no Aikido Shugyo Dojo.
3. Posso fazer um treino experimental para saber se vou me adaptar à prática?
SIM. Inclusive uma prática muito comum em nosso grupo é que o interessado faça até 3 aulas sem o compromisso de estar matriculado e sem nenhum custo. O interessado receberá toda a atenção que os demais alunos têm; inclusive, nos primeiros treinos, terá atenção exclusiva e direcionada para os novos conhecimentos, com uma progressão pedagógica (metodologia) especialmente desenvolvida para iniciantes.
4. Devo utilizar o uniforme (quimono) já a partir do primeiro treino?
NÃO necessariamente. Também como prática em nosso grupo, não temos interesse em que a pessoa, ao não estar satisfeita com a arte ou o grupo, tenha desperdiçado o valor investido no Dogi (lê-se Dogui), usualmente conhecido como quimono.
O indivíduo pode iniciar utilizando roupas soltas, que permitam movimentos amplos e assim permanecer treinando até o momento em que realmente esteja convicto de que vai praticar o Aikido. Inclusive após ter realizado a matrícula, o aluno pode continuar praticando sem o uniforme específico. Somente deve-se evitar calças apertadas, com zíper e/ou botões, camisas de colarinho e outras roupas que possam atrapalhar ou oferecer risco à integridade das pessoas.
5. Existe um uniforme específico para a prática do Aikido? Ele é obrigatório?
SIM e NÃO, existem uniformes específicos para a prática do Aikido; são os Aikidogi, porém não há a obrigatoriedade do seu uso em nossos treinos. O aluno pode usar vestimentas de outras artes marciais, desde que essas roupas sejam na cor branca, abertas na frente e sem adereços, propaganda, bandeiras, figuras, símbolos, rabiscos e imagens contrastantes com a discrição que a prática do Aikido sugere.
É importante lembrar que o uniforme do Aikido, o Aikidogi, é desenvolvido especificamente para a sua prática: além de tecido adequado e confortável, possui reforço nas áreas de maior desgaste e mangas e calças mais curtas.
6. Onde posso adquirir o uniforme para treino?
O aluno pode adquirir em qualquer loja de material esportivo, podendo se beneficiar de descontos ou parcelamentos, uso do cartão de crédito e outros benefícios.
A fim de facilitar as coisas para os nossos alunos, oferecemos a opção de comprar conosco um uniforme de alta qualidade, possibilitando, inclusive, preços muito atraentes com a aquisição de um “pacote” em que, com um único valor, o aluno adquire o uniforme já com o valor da matrícula e da primeira mensalidade quitado, acompanhado de um referencial teórico (manual) do Aikido Shugyo Dojo.
7. Quanto tempo posso levar para alcançar a faixa-preta?
Lembro que a faixa-preta, no Aikido, nada mais é que o início de tudo. Até a faixa preta, o aluno aprende a praticar o Aikido de forma segura, espontânea e agradável. Após esse período, com o Aikido já parcialmente assimilado, o praticante passa a refinar e aperfeiçoar sua técnica.
Em nosso grupo, o praticante leva, no mínimo, cinco anos para chegar a essa graduação, treinando em média três vezes por semana. Entretanto, cabe ressaltar que devemos considerar algumas variáveis a esse respeito, pois nem todos têm o mesmo preparo físico, emocional e cognitivo para assimilar e suportar as exigências da prática. A coordenação motora, a predisposição para atividades físicas e assiduidade são fatores determinantes para uma boa evolução no estudo da arte.
8. Posso treinar até quantas vezes por semana?
No mundo em que vivemos, com os compromissos da vida moderna, é muito difícil que as pessoas tenham tempo de praticar o Aikido diariamente. Entretanto, o fundador do Aikido, O Sensei Morihei Ueshiba, preconizava a prática diária do Aikido para as pessoas. O Aikido Shugyo Dojo compartilha essa ideia e oferece aos praticantes treinos todos os dias com uma única mensalidade.
9. Como funcionam os exames de graduação?
Os exames de graduação acontecem a cada quatro meses, geralmente nos meses de abril, agosto e dezembro. Contudo, não é em todas essas datas que o praticante estará apto a prestar o exame. Para os exames, são levados em consideração a quantidade treinos na respectiva graduação e o tempo em que o aluno está na graduação, além de critérios específicos estabelecidos pelo Sensei, sendo que, para cada uma das graduações, existem número de treinos e tempo de treino específicos. A sequência das faixas é a seguinte: faixas branca, laranja (somente para o infantil, ou seja, praticantes com menos de 12 anos de idade), amarela, roxa, verde, azul, marrom e preta; a partir daí variam-se os graus de faixa-preta a partir do 1º grau.
10. São expedidos documentos comprobatórios das graduações no Aikido?
Sem dúvida, esse é um cuidado e um compromisso do Aikido Shugyo Dojo. A cada exame de graduação é expedido um certificado, bem como a devida atualização na carteira de praticante. Para a graduação de Dan (faixa-preta), a documentação vem direto do Hombu Dojo, localizado em Tóquio, Japão, composta de um certificado original, em japonês, com o nome do aluno devidamente impresso, bem como a sua respectiva marca d’água. Além deste belo e importante documento, acompanha uma carteira, tipo passaporte, emitida pela mesma entidade que é a mantenedora do Aikido tradicional da família Ueshiba, original em japonês e traduzida para o inglês, válida em todos os países em que se pratica o Aikido do estilo Aikikai (a maior entidade que administra o Aikido no mundo), vinculado à família do fundador da arte e presidida pelo Doshu Moriteru Ueshiba, neto do fundador.
Após esses esclarecimentos, esperamos ter despertado o interesse e a curiosidade nas pessoas. Em caso de mais dúvidas, o interessado pode entrar em contato através do e-mail gmmarecos@gmail.com que terei grande prazer em responder.
Venha nos fazer uma visita!
Muito obrigado!
Gilberto Marecos
Shidoin – Aikido Shugyo Dojo