Notícias
Mensagem de Encerramento de 2020
22/12/2020
Meus Amigos,
Encerramos mais um ano difícil. Podemos dizer que 2020 foi um ano especialmente difícil para todos nós e não é necessário sequer mencionar o motivo pois certamente foi, e está sendo, um dos maiores desafios da humanidade. Assim como nossos ancestrais já passaram por muitos anos como esse combatendo epidemias, pandemias e até mesmo guerras, esse ano nos coube passar por esse problema seríssimo. Como se não bastasse a seriedade desse problema, adicionou-se um componente que dificulta ainda mais a administração e a solução desse caso da COVID-19 em todo o planeta, o componente político.
Fora isso, nosso Dojo resistiu bravamente a todas essas intempéries do momento graças ao "treino duro" e a retidão de caráter de todos os praticantes que permaneceram conosco durante esse período difícil que estamos passando. Não tivemos grandes treinos, nem grandes seminários ou viagens para praticar Aikido em outros ginásios ou na praia, sequer os tradicionais exames de graduação tivemos. Nem pude olhar nos olhos de vocês, dar um abraço e apertar as mãos ou lhes aplicar técnicas esse ano. E mesmo assim, vocês se comportaram como grandes guerreiros e se mantiveram firmes ao meu lado, mantendo nosso Dojo em pé em meio a esse tsunami de acontecimentos trágicos e lamentáveis desse ano que está acabando.
Ainda não passamos por toda a turbulência. Certamente ainda vamos continuar por mais alguns meses em meio a esses problemas enquanto uma solução está a caminho. Talvez uma solução incerta e insegura mas já é um caminho. Penso que a humanidade terá de conviver com essa assim como convive até hoje com outras doenças até mais graves como AIDS e mesmo a gripe comum que, segundo estatísticas, acomete e mata até mais pessoas do que a própria COVID.
De qualquer forma, ainda que em um pequeno número de pessoas, horários reduzidos, conteúdo adaptado e uma boa quantidade de cuidados e comportamentos especiais, nosso Dojo segue em frente. Desde a parada compulsória em março deste ano, nosso Dojo retornou em meados de abril, paramos novamente por duas semanas em junho e, finalmente, retornamos aos treinos em julho para então permanecermos ativos até essa última semana, já em dezembro. Tudo isso enquanto muitos outros Dojos não retomaram os treinos até hoje ou tiveram suas atividades encerradas definitivamente.
Nosso conteúdo ficou limitado aos treinos de armas, JO e BOKKEN onde fomos além do conhecimento básico que estudávamos todos os anos e inovamos com algumas técnicas criadas durante os momentos de isolamento e inspiração. VOCÊS me inspiraram. Me inspiraram a manter nosso Dojo híjido e aguardando por dias melhores e que possamos retomar nosso caminho da maneira mais normal possível. Aproveitei esse momento de introspecção para investir um pouquinho no Dojo também...umas poucas coisas foram adquiridas melhorando as instalações e dinamizando mais nossos treinos, certamente vocês vão notar. Apenas estou tentando aproveitar a crise para semear e crescer. Aguardar a retomada da normalidade.
Apesar de algumas baixas, o que agravou ainda mais a minha situação mas que é comum em todos os anos, tivemos algumas pessoas iniciando também. Tivemos o retorno do Blayk, afastado por cerca de um ano, tive a grata surpresa de receber no Dojo uma antiga colega de treinos lá do final dos anos 90, a Ana Luísa. Chegaram ainda, esse ano, para praticar conosco o Luciano (Souza), o Othon e um "adido" de outro grupo de Aikido, o Tadzio...todos estes com muita coragem e perseverança participaram dos treinos com alguns outros colegas do nosso grupo que estão tentando, na medida do possível e mantendo os cuidados de higiene e distanciamento, retomar os treinos e ajudar a manter a saúde física e emocional, até para se manterem fortes e poderem enfrentar essa doença tão grave que acometeu o planeta.
Bem, meus amigos, apesar de todas essas mazelas, creio que o ano de 2020, dentro das possibilidades foi, também, produtivo e agradeço por isso. Tenho certeza de que o próximo ano será melhor e o crescimento em todas as áreas será retomado. Estou entusiasmado com a possibilidade de recebê-los de volta e dar um abraço bem apertado como sempre fazemos no retorno das atividades. Mesmo que isso ainda possa levar um tempo para acontecer, eu vou prosseguir esperando ansiosamente por esse dia.
Muitíssimo obrigado pelo ano, meus amigos
Desejo muita paz, muita saúde e alegria para vocês, suas famílias e seus amigos!!!
Feliz Natal e próspero Ano Novo!!!
Gilberto Marecos
Shidoin – Aikido Shugyo Dojo