Aikido Shugyo Dojo

Notícias

Sensei Gilberto no Japão

10/01/2018

​ A partir do dia 10 de janeiro, estarei de viagem ao Japão para receber meu 5º Dan e para treinamentos, devendo retornar ao final do mês de janeiro. Com isso, o Aikido Shugyo Dojo estará sob a supervisão e responsabilidade do Sensei Paulo Neves, faixa-preta 3º Dan e nosso atual Dai Sempai (praticante mais antigo do grupo).

Essa é uma viagem que sempre sonhei e, agora com o 5º Dan concedido pelo Aikikai, estarei realizando um grande sonho da minha vida...visitar o Japão e ir beber direto da fonte, treinar no Hombu Dojo junto a vários mestres além do próprio Doshu e Waka Sensei. No próximo domingo, dia 14/01 devo participar do Kagami Biraki 2018 ... uma cerimônia de entrega de certificados para yudanshas do mundo inteiro a partir do 5º Dan.

Agradeço aos meus mestres, Kawai Sensei, Rodolfo Sensei, Fernando Sensei e meu grande amigo Nicolás Sensei pela paciência de sempre e de nunca terem desistido de mim, nem nos momentos em que parecia que eu nunca iria aprender nada, nem um simples tenkan. Agradeço sobremaneira aos meus queridos e dedicados alunos do Aikido Shugyo Dojo que, além do suporte financeiro ainda me deram muita força para encarar esse desafio. Agradeço especialmente aos meus amigos do Aikido de Londrina, minha amiga Cathy que desde o início dessa idéia se prontificou em ajudar para o que fosse. Também não posso deixar de lembrar do professor Luís Gardenal, coordenador e professor do curso de Letras Japonês da Universidade Federal do Paraná que me ajudou muito com uma contribuição para a viagem além de toda sua experiência mesmo não fazendo parte do nosso grupo atualmente por absoluta falta de tempo.

Ao meu amigo Carlos Barbosa, que reacendeu em mim essa gana de ir ao Japão, apesar das dificuldades naturais de quem vive exclusivamente do Aikido além das dificuldades econômicas que rondam o nosso país a alguns anos. Carlos San, que mora em Kanagawa irá me receber em sua casa a partir do dia 19/01/2018 para me acompanhar nos treinos no Hombu Dojo e fazermos um pouco de turismo pelo Japão. Ele tornou nossa aproximação com o Hombu Dojo algo mais palpável e possível, pela sua influência e conhecimento das rotinas em Hombu.

Agradeço em dobro ao meu Sensei, o professor Rodolfo Reolon, faixa-preta 6º Dan e que fomentou toda essa história de viagem ao Japão sempre acreditando em algum potencial que eu possa ter e que possa ser aperfeiçoado com essa minha ida ao Hombu Dojo.

Muito obrigado a todos e até a volta!!!

Sensei Gilberto Marecos
Aikido Shugyo Dojo

Topo da Página