Aikido Shugyo Dojo

Notícias

Viagem ao Japão e o 5º Dan

29/01/2018

​ Como havia comentado, no último dia 10 de janeiro embarquei para o Japão com a missão de receber meu 5º Dan por ocasião da cerimônia Kagami Biraki/2018 e praticar Aikido junto aos mais renomados mestres de Aikido no quartel general da arte.

Com o meu amigo Jean, que reside no Japão a um ano, o dia 13, sábado serviu para conhecer um pouco das rotinas do povo japonês e conhecer os bairros de Shinjuku e Shibuya, passando pelo famoso cruzamento em frente à estação e visitando alguns templos e lugares exóticos.

No dia 14 participei da cerimônia do Kagami Biraki onde o Doshu, após um breve discurso e uma belíssima apresentação, passou a entregar alguns certificados de Dan. Entregou pessoalmente um certificado para cada dan, desde o 1º até o 6º Dan para que estes representassem todos os demais promovidos no mundo inteiro. Após esses agraciados, fez a entrega individualmente aos 7º e 8º dans presentes na cerimônia.

Na segunda-feira, dia 15, iniciaram os meus treinamentos as 6h30 da manhã com o Doshu Moriteru Ueshiba. Após essa primeira aula, outra aula espetacular com o Shihan Kanasawa Takeshi. Pausa para almoço e descanso e mais treinos a tarde e noite. Nos dias que se sucederam, sempre fiz os treinos com o Doshu e o treino a seguir...foram treinos intensos com os Shihans Endo, Irie, Seki e muitos outros...pude fazer 12 treinos em 5 dias. Por estar no Hombu Dojo, era como se eu estivesse em um grande seminário, um intensivo e uma imersão com a prática do Aikido no Japão.

Na sexta-feira, tive a oportunidade de tirar uma foto com o Doshu e participar de uma reunião com as pessoas responsáveis por assuntos internacionais do Aikido. Falamos de coisas importantes referentes a Federação de Aikido do Estado do Paraná, o Aikido Paraná Brasil, nossos próximos passos e eventos que participaremos e promoveremos em 2018. Foi uma conversa muito proveitosa e importante para a definição do nosso ano de treinamentos aqui no Brasil.

No sábado e domingo, tive a oportunidade de fazer um pouco de turismo pelo Japão, com meu amigo Carlos Barbosa, residente no Japão a 15 anos e também praticante de Aikido no Hombu Dojo. Fui conhecer o castelo de Odawara, as tradições samurais e, no domingo, conhecer o Monte Fuji...quanta emoção para alguém que saiu de uma pequena vila no Bairro Cajuru, teve uma infância simples, fez toda a educação básica em escola pública e depende exclusivamente do Aikido para viver...sinceramente, observando a imponência e a importância do Fuji San, me emocionei de verdade e, por muito pouco, não fui às lágrimas.

Que país espetacular. Uma organização irretocável e uma educação e respeito que são de causar espanto aos visitantes, pude me surpreender com a qualidade e limpeza das ruas, o povo aguardando para atravessar as ruas somente na faixa de pedestres e com o sinal aberto. A educação do povo em respeitar a sua vez seja para ser atendido nas lojas, nos restaurantes ou nas máquinas de refrigerantes, água e café.

Agradeço, mais uma vez, a todos que me apoiaram e que tornaram esse sonho possível. Agradeço em especial aos meus pais e minha esposa, Maristela, pelo apoio irrestrito em todas as etapas dessa viagem...foi emocionante retornar ao meu querido e amado Brasil e ver minha esposa e minha filha emocionadas me esperando no desembarque aqui em Curitiba...

Foi uma experiência incrível que gostaria de compartilhar com todos nas fotos a seguir. Não vejo a hora de poder retornar ao Japão e poder ficar um pouco mais...treinar muito e compartilhar com os amigos do Aikido Shugyo Dojo as melhores experiências que pude ter na Terra do Sol Nascente.

Clique aqui e confira algumas fotos!

Muito obrigado!

Sensei Gilberto Marecos
Aikido Shugyo Dojo

Topo da Página